Se a sua empresa não tem todos os arquivos fiscais no acervo, saiba que é possível recuperar arquivos XMLs da base do governo desde 2009, ano em que o projeto de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) foi iniciado. Antes, precisamos entender por qual razão deve-se recuperar os arquivos de NF-e e CT-e, uma vez que foram escriturados tanto tempo atrás.
Riscos que sua empresa corre ao não recuperá-los:
● Possibilidade de falta de tomada de créditos quando possível;
● Problemas de escrituração e multas pesadas.
Como fazer a recuperação de XML depois de tantos anos?
Ao contrário do que muitos imaginam, é possível sim realizar o download dos arquivos de histórico da SEFAZ por meio de consulta da chave de acesso. O problema é que isso gera um esforço enorme de trabalho, o que torna inviável o processo para grandes volumes.
Foi por esse motivo que a Gamasoft viabilizou uma oferta de serviço de recuperação de XML – Robo XML Pontual -. Com esta ferramenta, o tempo médio de recuperação de acervos fiscais é de até 15 dias a partir da contratação. Isso é possível porque a ferramenta é robusta e veloz e faz todo processo sem intervenção humana.
Para o processo de recuperação, os requisitos são muito simples: você apenas precisa da lista de chaves de acesso e do seu certificado digital com a senha (informada por você mesmo, diretamente na ferramenta). Assim, a operação fica muito mais segura.
Fique longe dos riscos de não contar com o acervo íntegro de documentos fiscais e se beneficie das vantagens do arquivamento digital para a gestão dos XMLs. Conte com o serviço de Recuperação de XML da Gamasoft para solucionar esse problema.
Deseja recuperar seu acervo de XMLs? Entre em contato conosco!