Notícias

Notas fiscais de entrada: como gerenciar estes documentos

Guardar todos os XMLs recebidos é uma obrigação fiscal, mas não basta apenas receber essas notas. O processo deve ir além! Também é necessário: validar, consultar o status do documento na Sefaz e escriturar todas as NFe’s.

Riscos de não receber todas as suas notas fiscais

Multas
O Fisco Estadual tem autonomia para notificar empresas por não escriturarem nos SPEDs as chaves de acesso de NFes recebidas. Além disso, a não escrituração da nota pode fazer com que empresas façam uso de créditos indevidos (crédito de uma NFe que foi cancelada pelo emitente) o que também gera multas. Ou seja, somente armazenar o XML não é o suficiente.

SPED
Para entregar o SPED de forma confiável é necessário garantir que todos os documentos emitidos ou recebidos por um CNPJ estejam escriturados de forma correta na declaração. Isso previne que a empresa receba multas por falhas que, muitas vezes, desconhece.

É comum hoje documentos serem cancelados após a sua emissão e não informado ao destinatário esta alteração. O gerenciamento desse processo, quando feito de forma manual, é bastante trabalhoso. Esse é um dos principais problemas enfrentados pelas áreas fiscais.

Como saber de uma maneira rápida e fácil que todas as notas emitidas contra um CNPJ foram recebidas?

Existe a possibilidade de consultar e baixar diretamente da Sefaz. Ou seja, o trabalho de recepção, validação e armazenamento dos documentos fiscais podem ser 100% automatizados.

Assim, é possível acessar suas notas de forma centralizada, rápida, em um único portal web e ainda as armazenar em um local seguro, sem necessitar buscar nota por nota manualmente.

Para auxiliar as empresas neste trabalho, desenvolvemos uma ferramenta focada na gestão desta documentação.

Módulos disponíveis
Gama Auditor: permite a auditoria do arquivo do SPED, identificando divergências entre os dados do XML recebido e declarado, possibilitando diversos cruzamentos, tais como: valores, CFOP, CST, arquivos faltantes, etc.

Robô XML: permite a obtenção de 100% dos documentos emitidos contra seu CNPJ, bem como todos os eventos vinculados ao XML, mesmo quando o fornecedor não envia o documento, propiciando um acompanhamento das alterações de status do XML junto ao Sefaz em tempo real.

Gama Fornecedor: permite centralizar e arquivar todos os arquivos XMLs (entrada e saída) através de diversos filtros, no caso de auditorias, facilitando a busca do documento.

Melhore os processos da sua empresa, previna-se contra fraudes e erros, ganhe segurança e eficiência, mais qualidade e elimine autuações.

Picture of Comercial
Comercial
Outros artigos